sexta-feira, 18 de junho de 2010

Qual a militância do artista?


Há algum tempo, durante os 3 (as vezes 4) diferentes percursos que faço dentro de um ônibus até chegar onde estudo, eu fixo meu olho por mais alguns minutos nos meus companheiros de coletivo. Não os conheço, não tenho certeza se estão indo ou vindo, mas todos estão cansados. As 17:58h todos estão cansados. Além do cansaço, reparo como são introspectivos: cada um em seu ônibus particular, vão longe enquanto pensam em seus problemas, dívidas e amores.
Mas nem só de problema, dívida e amor vive um trabalhador, estes precisam ser chacoalhados.
Uma vez em que vendia poesia na rua com Heyk , falávamos sobre a militância do artista. Acho que a principal forma de militância hoje é a intervenção urbana. Assim como o teatro de rua, a récita de poesia em praça pública... as pessoas precisam ser provocadas, estimuladas a mudar qualquer coisa.
Daí vem a minha parte na história da intervenção: Saco do meu bloquinho de papel colorido e desenho ali o rancor de um, a beleza de outro... ou até arrisco sugerir, através de imagens subjetivas, o que eu acho que falte praquela pessoa. E num momento oportuno, dou um jeito de entregar esse desenho pra pessoa, sem que pareça um presente ou homenagem: o negócio é esperar o sujeito se levantar pra descer do ônibus e entregar o desenho dizendo que foi um papel que saiu das coisas dele. Daí, é se deliciar imaginando quantas reaçõs pode ter causado. Talvez, olhar pros lados e pensar se realmente está certo achar que deste ônibus só você, vovó evangélica, vai pro céu.
Beijos

5 comentários:

  1. Passo por isso todos os dias, mais nunca me passou pela cabeça "chacoalhar" alguém... egoismo talvez, ou por isso ser tão mecanico em minha vida, essa rotina, cansativa.... Já passei horas olhando para o rosto das pessoas, imaginando oq são, como vivem, se são felizes...mais nunca pensei em estimula-las de alguma forma, ajudá-las...puro egoismo...
    enfim, só posso dizer q quanto mais te conheço mais me surpreendo! =)

    P.S.: O desenho tá ótimo!
    beijoo

    Pri

    ResponderExcluir
  2. gato, falta agora, pra ser intervenção mesmo entregar os desenhos pra essas pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de escrever isso no texto, mas é exatamente o que faço. Na hora que a pessoa vai descer eu abordo e falo: "opa! você deixou cair isto." hahaha!

    abraços

    ResponderExcluir
  4. Sabe a parte que mais gostei? Quando você diz que desenha o que acha que falta em determinada pessoa e que entrega a ela esse pedaço desconhecido dela mesma (ou não). E o que é a arte senão a própria expressão da nossa falta e a coisa mais próxima de aplacá-la?
    =)

    ResponderExcluir